top of page

Alertar para os perigos dos acidentes elétricos já é importante para a Enel há muito tempo

Atualizado: 12 de jan.

Trabalhar com energia elétrica, ou perto dela, com toda a segurança necessária já é de conhecimento geral.


Alertar para os perigos dos acidentes elétricos já é importante para a Enel há muito tempo

Ou, pelo menos, deveria ser. Pra garantir isso, diversas entidades, empresas e varejos têm iniciativas próprias visando informar usuários e profissionais sobre os riscos dos acidentes com choques elétricos.


A campanha “Choque Elétrico Mata!” do Sincomaco e da Abracopel tem ambições bastante contundentes: ser o movimento definitivo em prol de mais segurança no manuseio de energia. É uma ação que salva vidas!


E ela já nasceu com alguns importantes patrocinadores, como a Enel Brasil - distribuidora de energia dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.


O grupo já desenvolve materiais informativos sobre o tema há algum tempo. Uma das grandes preocupações da companhia é a respeito das reformas e construções residenciais próximas a rede elétrica.


Por exemplo: é preciso muita atenção ao carregar materiais em caminhões basculantes com materiais como vergalhões de ferro, canos, suportes ou réguas de alumínio, para que não encostem na rede de energia.


Usar postes para escorar escadas ou andaimes, então, jamais!


É fundamental que, sempre que for necessário realizar reparos nas instalações elétricas de uma residência, seja desligada a chave geral de energia (disjuntor).


E se for necessário trocar a fiação da casa, é fundamental contratar os serviços de um eletricista formado e credenciado para evitar choques elétricos manter a segurança de toda a família.


Há distâncias seguras entre as redes elétricas - sejam de alta ou de baixa tensão - e as construções que precisam ser respeitadas, sempre. É muito importante procurar a Enel, em caso de dúvidas a este respeito.


E quem acreditar que a sua casa tem uma ligação irregular de energia - o chamado “gato" - além de incorrer em crime, está prejudicando a qualidade da energia de toda a vizinhança e pode provocar queima de eletrodomésticos, de eletrônicos ou até mesmo incêndios.


Cidadão consciente protege sua comunidade, sua família e amigos!


A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros e King Ouro, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos Elétricos, Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page