top of page

Alunos da E.E Dom José Gaspar de Ribeirão Pires/SP participaram do primeiro Fórum Educativo sobre educação e prevenção de acidentes causados por choque elétrico


cem

Os estudantes da E.E. Dom José Gaspar, localizada em Ribeirão Pires/SP, participaram, na manhã do dia 25 de março, do primeiro Fórum Educativo focado na educação e na prevenção de acidentes ocasionados por choque elétrico. O evento foi realizado no auditório da escola, em parceria com o Programa "Choque Elétrico Mata!", a loja Rota do Led, e contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros e da Enel Distribuidora de Energia Elétrica.


As apresentações impactaram os alunos ao abordar os riscos e consequências associados ao uso inadequado de carregadores de celulares, plugues e tomadas que não são compatíveis com novos aparelhos domésticos, como secadores de cabelo, chapinhas, air fryers, micro-ondas, máquinas de lavar e muitos outros. Quando esses dispositivos são utilizados de maneira incorreta, podem causar sobrecarga de tensão, levando ao aquecimento das tomadas e, consequentemente, a riscos de choque elétrico, explosões e incêndios. Em situações graves, isso pode resultar em perdas materiais, acidentes sérios e até fatalidades.


As vice-diretoras Daniela e Elaine, organizadoras do evento, ressaltaram que o Fórum contribui significativamente para valorizar as ações educativas realizadas em sala de aula, agora apresentadas por profissionais que atuam na área de energia elétrica. "Educar e conscientizar esses jovens sobre temas cruciais da vida é um dos nossos maiores desafios. Iniciativas como a de hoje indicam que estamos no caminho certo", afirma a vice-diretora Elaine.


O diretor José Carlos de Araújo, responsável pela divulgação do programa nas escolas, enfatizou que a disseminação dessas informações só é viável por meio de ações como esta, com a colaboração de lojas parceiras que atuam como embaixadoras do programa em cada cidade, além do envolvimento de todas as entidades parceiras da cadeia de energia elétrica. "A participação de todos os agentes envolvidos é fundamental para promover a conscientização sobre os riscos e perigos dos acidentes elétricos em nossos lares. Vamos valorizar a vida por meio de ações e informações conscientes que devem ser promovidas em nossas escolas", destaca Araújo.


Veja a cobertura completa em nossas redes sociais


*Editorial Programa Choque Elétrico Mata! – Luieny Bastos – 25/03/25


Comments


bottom of page