top of page
Editorial

Dimensionamento de condutores

Atualizado: 10 de jan.


Na “carona” do curso “Dimensionamento para Eletricistas”

Dimensionamento de condutores

Realizado no último dia 26 de agosto, traremos alguns conteúdos sobre dimensionamento de instalações elétricas nestas próximas postagens. Primeiro, vamos falar sobre o dimensionamento dos fios condutores.


A primeira pergunta mais óbvia que nos vêm a cabeça é: quando devo usar fio mais grosso e quando posso usar fio mais fino? O fio mais grosso é caro, por isto eu uso o mais fino…

Pois bem, vamos à resposta!

Um condutor de uma determinada seção tem a capacidade de conduzir determinada corrente em determinada condição de instalação. Por exemplo: um condutor com seção de 1,5mm2 em PVC, poderá conduzir uma corrente de até 15 amperes se instalado em um eletroduto embutido com um único circuito, em uma temperatura de até 40 graus Celsius, por um percurso não maior que 20 metros (estes valores são hipotéticos e servem apenas para exemplificar, OK?). Se, nessa mesma condição, instalarmos mais dois circuitos no mesmo eletroduto, a condição vai mudar e o condutor passará a ser capaz de conduzir somente 13 amperes. Isto se dá pela influência da temperatura e dissipação dos demais condutores - ou seja, quando você instala mais dois circuitos no mesmo eletroduto, a temperatura ambiente deste duto subirá e, então, o isolamento precisará de mais “folga” para lidar com isto. Se ao invés de passar 13 amperes, o circuito passar 15, como na condição anterior, ele poderá esquentar e provavelmente perderá seu isolamento. E isso, você já sabe, coloca em risco sua instalação e pode até iniciar um incêndio.

Este é um dos principais motivos pelos quais deve sempre ser realizado o dimensionamento correto de um condutor, em todas as instalações, pois neste processo realiza-se um estudo de todos os parâmetros necessários para que a seção (ou bitola, como é conhecida) seja adequada para a condição que está posta e não coloque em risco a instalação elétrica e, consequentemente, os usuários.


Outro benefício que se tem no dimensionamento correto diz respeito a economia de energia elétrica. A medida que o dimensionamento do condutor está correto, diminui-se o consumo, e este é um ganho que não se pode deixar de lado, certo?

Então, atenção às dicas:

  1. Não reduza a seção do condutor sem antes contratar um profissional habilitado para elaborar o projeto e definir a seção adequada

  2. Não aumente a corrente que passa por um condutor, instalando mais equipamentos na mesma tomada, pois este pode aquecer e iniciar um incêndio

  3. Use, sempre que possível, uma seção maior do que a recomendada, pois assim você estará com sua instalação segura e ainda economiza energia

Lembre-se: condutor bem dimensionado é garantia de segurança para todos.

A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros, PJ Neblina Materiais Elétricos, Signify Philips, King Ouro e América Energia, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos, pela Merc Distribuidora, MatconsPay, pelo Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page