top of page

Etapas da instalação elétrica

Atualizado: 10 de jan.

Você, leitor, concorda que a eletricidade é um bem imprescindível, certo?


Etapas da instalação elétrica

É difícil imaginarmos nossa vida cotidiana, da forma como funciona hoje, sem energia elétrica, pois praticamente tudo que fazemos hoje depende da eletricidade: o computador, o celular, as informações, o refrigerador, a iluminação.

Mas é preciso dizer que este insumo tão importante não tem merecido a devida atenção.

Essa afirmação se justifica, facilmente. Pare para pensar: quantas vezes você, usuário da eletricidade, se preocupou pra valer (!) com a instalação elétrica da sua casa, do escritório, da fábrica, ou loja que frequenta? Você chama periodicamente um profissional para fazer uma vistoria e apontar itens a serem verificados ou substituídos de forma preventiva?

A maioria das pessoas só se lembra do profissional eletricista quando ocorre um problema.


Aciona este auxílio só para fazer uma intervenção corretiva - isso quer dizer que o problema já ocorreu e, então, é necessário um verdadeiro salvamento, resolvendo o problema. Esta prática, infelizmente, é cultural e precisa ser mudada; mas leva tempo…

Quer imaginar outro cenário? Vamos pensar na construção da instalação elétrica. Quando você faz uma reforma, ou mesmo uma construção nova - que demanda, obviamente, de uma instalação elétrica nova - você contrata um projeto elétrico elaborado por um profissional habilitado, como um Engenheiro Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica?


Nesta situação, você exigiria que a equipe que executa o serviço siga as normas de segurança para trabalho em locais energizados, como a NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego? E por fim, exigiria que esses profissionais fizessem uma verificação final de acordo com o previsto em norma técnica, como a ABNT NBR 5410/2004? Pois é, todos esses itens fazem parte de um conjunto de medidas que te levam a garantir uma instalação elétrica segura, durável e que possa atender a todos, com muita segurança. O investimento que se faz em todos os itens citados é um investimento com retorno garantido, pois conforme dito no início do artigo, a eletricidade é um bem imprescindível e a sua ausência, seja pelo tempo que for, pode causar danos irreversíveis.


Pense em tudo isso na sua próxima contratação de serviço para eletricidade, ou até mesmo antes, para uma verificação da instalação, e estabeleça um cronograma periódico de verificações que evite transtornos.


Lembre-se: uma instalação elétrica bem cuidada é uma instalação elétrica que traz benefícios a todos!


A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros, PJ Neblina Materiais Elétricos, Signify Philips, King Ouro e América Energia, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos, pela Merc Distribuidora, MatconsPay, pelo Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page