Idealizadores do Programa Choque Elétrico Mata! visitam o CRT-SP
- Comunicação Sincomaco
- há 5 dias
- 2 min de leitura

SINCOMACO propõe ação conjunta com o CRT-SP para orientação aos profissionais do setor elétrico quanto à adoção de medidas de segurança e registro no conselho para o exercício legal da profissão
Desenvolvido pelo Sindicato dos Distribuidores de Energia Elétrica e Atacadistas de Materiais Elétricos (SINCOMACO), o Programa Choque Elétrico Mata tem como missão conscientizar a sociedade sobre os riscos do choque elétrico, promovendo a adoção de práticas seguras e medidas preventivas capazes de reduzir acidentes e salvar vidas.
Com o objetivo de apresentar as diretrizes do programa e discutir ações conjuntas para ampliar a disseminação de informações sobre segurança elétrica, atribuições legais e a obrigatoriedade do registro profissional dos técnicos que atuam no setor, representantes do SINCOMACO estiveram, no dia 9 de janeiro de 2026, na sede do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP).
Na ocasião, o diretor de operações e formação profissional do SINCOMACO, José Carlos de Araújo, acompanhado de Luieny Camile Bastos da Silva, responsável pela comunicação da entidade, apresentou os pilares do Programa Choque Elétrico Mata, destacando seu caráter educativo e preventivo, além da importância da atuação conjunta com instituições que representam e valorizam os profissionais técnicos.
Os representantes foram recebidos pelo presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, que apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Conselho ao longo dos anos, voltadas à ampliação de atribuições profissionais, capacitação técnica e valorização dos mais de 90 segmentos abrangidos pelo Sistema CFT/CRTs. Entre as iniciativas citadas, destacam-se as palestras e cursos presenciais e on-line realizados no Centro de Inovação e Valoração Profissional Técnica (INOVATEC), localizado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC).
Durante o encontro, José Carlos de Araújo também apresentou dados que evidenciam o crescimento do setor elétrico no Brasil, impulsionado pela transição energética, reforçando a necessidade de investir continuamente em informação, qualificação profissional e segurança.
As tratativas para futuras ações conjuntas ainda estão em fase inicial, mas ambas as instituições manifestaram interesse em avançar no diálogo, especialmente em iniciativas voltadas aos profissionais do setor elétrico e ao público impactado pelo Programa Choque Elétrico Mata. A reunião contou ainda com a presença do gerente de comunicação e transparência do CRT-SP, José Donizetti Morbidelli.




Comentários