top of page

ILSD Brazil 2023 foi um sucesso!

Atualizado: 11 de jan.

Workshop de Proteção contra Descargas Atmosféricas - ILSD Brazil 2023


ILSD Brazil 2023 foi um sucesso!

No último dia 28 de junho comemoramos o Dia Internacional da Segurança contra Descargas Atmosféricas, marcado como o dia da segurança contra descarga atmosférica em todo o mundo, e relembrando o maior acidente elétrico  envolvendo crianças da história - o trágico episódio da Escola Runyanya, em Uganda, em 2011.


O Brasil, signatário do movimento e, em comemoração, promoveu o V Workshop de Proteção contra Descargas Atmosféricas - ILSD Brazil 2023, organizado pelo IEE/USP - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, com apoio de entidades como a Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.


O evento presencial aconteceu no Auditório do IEE/USP, na Cidade Universitária, e foi um enorme sucesso.


O congresso marcou pelo 3º ano consecutivo a comemoração deste Dia Internacional da Segurança contra Descargas Atmosféricas no Brasil.


Em um seminário que durou dois dias - em 28 e 29 de junho últimos - com muita informação, profissionais especialistas em descargas atmosféricas, oriundos de vários Estados brasileiros, compuseram a programação trazendo assuntos muito variados - considerações sobre a proteção de pessoas contra raios em áreas abertas; análises dos casos de vítimas não fatais de descargas atmosféricas no Brasil; onde estão os "hotspots" de raios em São Paulo e no Brasil; recomendações para a segurança na utilização de Dispositivos de Proteção contra Surtos; a NBR 5419:2015 na proteção pessoal, de estruturas e componentes; e muito mais conteúdos, sempre buscando informar maneiras de evitar os acidentes com descargas atmosféricas.


A Abracopel, parceira no Movimento "Choque Elétrico Mata”, apresentou os dados de acidentes de origem elétrica, que fazem parte do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica. Este material enfatiza onde, como e quando acontecem os acidentes, sobretudo aqueles com descargas atmosféricas.


Após apresentar números e dados, o engenheiro Edson Martinho, que é Diretor Executivo da Abracopel, participou de um debate respondendo perguntas da plateia seleta e de alto nível, formada por expositores, engenheiros, técnicos da área elétrica e estudantes.

A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros e King Ouro, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos Elétricos, Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page