top of page

O bom e velho fio terra (condutor de proteção)

Atualizado: 11 de jan.

Você, leitor, até já deve estar acostumado que aqui, nos canais do Movimento “Choque Elétrico Mata!”.


O bom e velho fio terra (condutor de proteção)

É possível encontrar informações importantes sobre as melhores práticas numa instalação elétrica, né? Afinal, instalação bem feita é instalação segura! Tá na hora de saber um pouco sobre mais um componente importantíssimo nas nossas casas… o fio terra.

Fio terra todos conhecem, certo? Este componente da instalação elétrica tem funções muito importantes pra garantir a segurança de todos.


O condutor de proteção, como é conhecido tecnicamente, auxilia no trabalho do DR (o Dispositivo Diferencial Residual), desligando (ou seccionando) a energia do circuito elétrico automaticamente na ocorrência de uma corrente de fuga, muito perigosa para a saúde das pessoas.


Ele também é o caminho para o surto de energia, quando o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos de Tensão), que é um dispositivo que protege equipamentos eletrônicos, está instalado.


O fio terra ainda participa da qualidade da energia elétrica - ele é parte importante do trabalho de equipotencialização da instalação elétrica, evitando que choques elétricos não se tornem fatais, ou não haja diferença de potenciais que possam causar arcos elétricos (faíscas).

Toda instalação elétrica deve ter o fio terra instalado, em todas as tomadas ou pontos de alimentação elétrica - é o que preconiza a norma ABNT NBR 5410/2004, que rege as instalações elétricas de baixa tensão, sejam elas instalações residenciais, prediais, comerciais ou até mesmo algumas industriais.


A presença do fio terra em todas as tomadas e/ou pontos de alimentação, independente do equipamento que será ligado nela, é obrigatória, já que a instalação deve ser a responsável por prover a segurança para quem a utiliza. Além disso, as tomadas também devem conter três polos, e o fio terra disponível deve ser ligado sempre ao pino do meio.

Dá até pra fazer uma comparação rápida com um carro, imaginando que o fio terra é um cinto de segurança; ele ajuda na segurança do motorista e dos passageiros. Mas, assim como o equipamento veicular, é fato que a simples presença do fio terra não garante que a instalação elétrica esteja 100% segura, pois é preciso que vários dispositivos estejam instalados e, o mais importante, que a revisão da instalação elétrica esse em dia, realizada por um profissional habilitado.


O fio terra necessita de um sistema de aterramento adequado e corretamente instalado para funcionar eficientemente. Pra verificar sua instalação elétrica contrate um profissional habilitado, realizando um projeto elétrico com a indicação do correto sistema de aterramento para sua casa. Fazer uma revisão periódica da sua instalação elétrica é garantia de segurança para você e seus familiares.

A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros, PJ Neblina Materiais Elétricos, Signify Philips, King Ouro e América Energia, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos, pela Merc Distribuidora, MatconsPay, pelo Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page