top of page

17 de outubro é o Dia do Eletricista

Atualizado: 10 de jan.

E hoje celebramos o dia de quem nos traz a luz…


17 de outubro é o Dia do Eletricista

Não, não estamos confundindo com o Dia das Mães, em maio!

Hoje é o Dia do Eletricista! A justa homenagem a esse profissional responsável pela instalação, manutenção e segurança das redes elétricas nas nossas casas, nossos locais de trabalho e todos os espaços públicos.


Se você trabalha com instalações e manutenções de redes elétricas ou componentes, tendo conhecimento para instalar da melhor forma ou consertar problemas com a eletricidade de um local, celebre o seu dia. Parabéns!


Desde que a eletricidade foi descoberta, ela passou a ser indispensável no nosso cotidiano.


Atualmente, é quase impossível viver sem ela, e o eletricista tem uma função essencial para que tenhamos acesso à energia de forma segura e eficiente.

E você sabia que, de tão importante, há mais de 1 dia do eletricista? Existem duas datas para celebrar os profissionais que lidam com instalações elétricas: o Dia do Eletricista, em 17 de outubro, e o Dia do Engenheiro Eletricista, em 23 de novembro.

A origem da primeira data é desconhecida, e não há lei que a oficialize. Mas o Dia do Engenheiro Eletricista tem uma história registrada.

Os diversos cursos de engenharia, que inclui o curso de Engenharia Elétrica, foram regulamentados no dia 11 de dezembro de 1933, por isso nesta data é celebrado o Dia do Engenheiro. E o Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado em 23 de novembro pois, neste dia, foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, em 1913, que é considerado a primeira universidade tecnológica e foi a décima escola de engenharia do país. A data foi oficializada em 2009, com a Lei nº 12.074.


É pelo eletricista que criamos o programa “Choque Elétrico Mata!”. É a nossa razão de existir!

A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros, PJ Neblina Materiais Elétricos, Signify Philips, King Ouro e América Energia, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos, pela Merc Distribuidora, MatconsPay, pelo Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page